FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Sessão destinada a Série 1

FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor Pedro Bastos » 08 Mai 2015, 00:58

ANGEL EYES
Quando comprei minha 120i, ela estava completamente original, com aquelas lâmpadas amarelas de fábrica que deixavam o carro com um visual meio “retrô”. Queria deixar os aros do farol da mesma cor do Xenon que vem de fábrica: brancos!



Primeiramente, acho melhor esclarecer algumas dúvidas que surgiram e tive dificuldade de achar a respostas precisas:

1 Como saber se minha série 1 tem angel eyes?

Simples, as série 1 pós-LCI (modelo 2008-2012) possuem dois tipos de farol:os halógenos e os xenon.
( )Farol halógeno NÃO tem angel eyes.
(X)Farol xenon TEM angel eyes.
Acho que os únicos modelos que vêm com halógenos são as 118i.


2 Como funciona o “angel eyes”?

Não adianta procurar o nome “angel eyes” no manual do proprietário que não vão achar. A nomenclatura que o manual usa é “daytime running lamps” no manual em inglês e "luz de mínimos, estacionamento e luz diurna" no manual em português. Trata-se de UMA única lâmpada H8 (12V, 35W) que ilumina os DOIS aros. Fica fácil de entender observando a figura:






3 Quero que o angel da minha bmw seja igual ao das gerações mais novas, isto é, que seja mais brilhoso e que mesmo de frente para o sol fique visível. Como faço?

VOCÊ NÃO VAI CONSEGUIR ISSO! Ou pelo menos não apenas trocando uma lâmpada! Deixa eu explicar melhor: trata-se de tecnologias diferentes. Conforme foi explicado pelo "R.Elias" no comentário mais abaixo, "Os novos angel eyes dos BMW's seguem o mesmo princípio de indução de luz dos antigos, só que desta vez foram reprojetados, tem mais intensidade e distribuem mais a luz em toda sua extensão, não usam lâmpadas comuns, e sim leds embutidos, (talvez mais de um), e que não podem ser substituídos.", por isso brilham tanto. Enquanto que nos modelos mais antigos (vide figura), os aros são feitos de um material translúcido que não possui “luz própria”, mas sim reflete a luminosidade de UMA LÂMPADA H8.
Essa lâmpada H8 pode ser de diversos modelos: led, xênon, halógena, enfim, mas nenhuma dessas lâmpada vai deixar com o mesmo aspecto que os aros das gerações mais novas. Se você for uma pessoa muito exigente e não se conformar com isso, vi na internet duas maneiras:

3.1 Comprar dois faróis com CCFL:



Prós: vai ficar tão brilhoso quanto as das novas geração (essa é a teoria, pois nunca vi um ao vivo)
Contra: com o dólar nas alturas fica muito caro; é quase certo cair na alfândega devido ao volume da encomenda; precisaria desmontar o para-choque, mexer no chicote original, entre outras coisas que não me aventuraria; e NÃO É ORIGINAL BMW, ou seja estaria trocando seu farol original bmw por um paralelo!

3.2 Comprar dois aros de CCFL, tem várias opções de cores e tamanhos vendendo no ebay e no ali, por exemplo:



Esse amarelo ficou muito show!

Nesse caso, apesar de você manter os faróis originais de fábrica, no processo de instalação você continuaria tendo que desmontar o para-choque e mexer no chicote original. Além disso, teria que literalmente abrir o farol! Tem vídeos no youtbe que ensinam como fazer isso. Tem que esquentar com algo que me pareceu ser um daqueles sopradores que usam pra colocar insulfilm, enfim, serviço pra fazer em local especializado ou pra quem tem muita coragem e paciência!

4 Experiências com lâmpadas super brancas halogenas no angel eyes.

Assim que comprei o carro, estava decidido a não colocar lâmpadas ou qualquer coisa “xing ling”, por medo de danificar algum circuito, derreter fio, etc. Acabei comprando lâmpadas super brancas. Optei pelas Philips Diamond Vision H8. Comprei pelo mercado livre, me custaram R$286,00.

Resultado final: NÃO GOSTEI.

Quase não notei diferença entre elas e as originais. Fiquei surpreso com isso. Ficou muito mais amarelado que esperava. (Curioso é que se você pegar essas mesmas lâmpadas e colocar em um farol de milha ou mesmo farol de outro carro, elas não ficam com essa aparência amarelada, enfim...)




Obs1: as lâmpadas do FAROL DE MILHA são H11, 55W,12V! No meu caso coloquei Philips Diamond Vision H11, custaram R$186,00 no mercado livre também.
Obs2: as lâmpadas do xênon são D1S, 35W, 12V, as minhas, originais de fábrica, são da PHILIPS.

5 Especificações da lâmpada

O que seria uma lâmpada H8, LED, 6000k, 12V, 3000lm, 40W??

5.1 [H8, H11, H1, HB4, HB3, etc] Diz respeito ao formato do soquete (do encaixe), do tipo de lâmpada. Todos os carros tem as lâmpadas com soquetes específicos, acha-se facilmente esse dado no manual do proprietário;

5.2 [LED, Halógena, Xenon, etc] Diz respeito a como é o bulbo da lâmpada, o “corpo” dela, se é composta por leds ou se tem um bulbo xenon;
Obs: lâmpadas xenon acompanham um reator, por isso as vezes não cabem no espaço que uma lâmpada comum, halógena, caberia;

5.3 [6000k, 4300k, etc] Esse “k” é a unidade “kelvin”, indica TEMPERATURA DA COR. As originais de fabrica geralmente têm uns 3000k e são mais amareladas, os xenon mais comuns geralmente estão acima de 5000k. Quanto maior for a quantidade de kelvin, mais azulada, quanto menor, mais amarelada;



5.4 [12V, 24V, etc] É a tensão na qual a lâmpada funciona, expresso em volts;

5.5 [3000lm, 2800lm, 800lm, etc] Lúmen é a unidade de medida do fluxo luminoso. Esse dado que vai dizer o quão “brilhosa” que vai ser a lâmpada! Não é, como muitos vendedores dizem, a quantidade de kelvin que vai dizer isso! Quanto mais lúmens, mais brilhosa a lâmpada vai ser! Existem lâmpadas amarelas, principalmente as específicas pra neblina, por ex, que têm mais lumens que uma lâmpada super branca!

5.6 [40W, 35W, 55W, etc] É a potência DE CADA lâmpada, expresso em watts. Tem vendedor que soma a potência do par da lâmpada no anúncio, tipo “kit angel eyes 20W”, na verdade são duas lâmpadas de 10W!

CUIDADO! QUANTO MAIS POTENTE A LÂMPADA, MAIS ELA ESQUENTA! Aposto que já ouviram falar de alguém que colocou xenon de 100W e derreteu o farol, que suporta geralmente 35, 55W. Deve-se olhar sempre as especificações do fabricante, mas quando o produto é “xing-ling” essas informações não são tão confiáveis.
Além de derreter o farol, uma lâmpada com a potência muito maior que a prevista também pode DERRETER A FIAÇÃO. O diâmetro dos fios é dimensionado para uma corrente máxima de acordo com as especificações de fábrica.
((O Angel-Eyes, segundo os dados de fábrica: P=35W, U=12V. P = U x I, onde “P” é a potência em Watts, “U” a tensão em Volts e “I” a corrente em Ampere, logo, a corrente que passa no fio é de 2,9A.
Claro que a montadora coloca uma margem de segurança, de forma que uma corrente UM POUCO maior ainda não danifique o fio. Mas se passar muito não tem jeito, vai acabar derretendo mesmo: uma lâmpada de 100W, por exemplo: P=100W, U=12V, jogando na fórmula teremos uma corrente de 8,34A! Quase 3 vezes maior que a da outra lâmpada!))


6 O que fazer para deixar o angel eyes com uma cor diferente (branco, azul, verde, etc)?

Existem LEDs H8 de várias cores, basta pesquisar, mas particularmente acho o branco mais bonito mesmo.
No mercado livre achei vendendo alguns “kit angel eyes 40W” por R$300 (sem o frete), 20W cada lâmpada. Preferi comprar pelo aliexpress. Lá você vai achar MILHARES DE OPÇÕES DE VENDEDORES, POTÊNCIAS E CORES.
Essas lâmpadas de led são compostas por “CreeLED” (dizem ser um led com tecnologia americana que esquenta menos, que não da erro no painel e bla, ela, bla...). Comprei um kit com duas lâmpadas de 40W (cada lâmpada tem 8 “pontinhos” desse “CreeLED”, pelo menos é o que dizia no anúncio, você acaba tendo que confiar cegamente no que está escrito no anúncio quando compra xinga-ling). Paguei R$160 no kit, demorou 2 meses pra chegar e ainda foi taxado, tive que pagar mais R$50 para retirar, no final das contas paguei R$210 num kit com o dobro da potência do que era vendido aqui no Brasil por R$300 sem o frete... Achei válido.



Para instalar:

6.1 Tire a tampa de proteção ali atrás do farol (tem duas presilhas de ferro segurando);


farol esquerdo

6.2 Gire a lâmpada H8 no sentido anti-horário e a remova;


farol direito

farol esquerdo

6.3 Coloque a lâmpada led fazendo todo o processo inverso.
Obs: tome cuidado para o chicote não ficar impedindo o motor do bulbo direcional do Xenon!



H8 Philips Diamond Vision vs CreeLed 40W



7 Conclusões

Instalei faz pouco tempo, ainda não tenho uma opinião formada se compromete ou não algum componente elétrico, mas ATÉ AGORA não tive problemas.
>>>ATUALIZANDO: faz quase um ano que instalei e continuam funcionando perfeitamente. Uso o angel-eyes naquela função que liga e desliga junto com o carro, independente da luminosidade do ambiente.<<<


SETAS FUMÊ

Quando comprei o carro, a “setazinha” que vinha de fábrica era transparente, mas já estava meio amarelada, com um aspécto envelhecido! Procurando no ebay, vi uma fumê e comprei. Achei que caiu bem.

Editado pela última vez por Pedro Bastos em 31 Mar 2016, 01:00, em um total de 7 vezes.
Pedro Bastos
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 24
Registrado em: 22 Jan 2015, 10:17
Modelo:
Localização:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor ramerini » 08 Mai 2015, 08:22

Parabéns Pedro, tópico muito bom. Poderia ser fixado pelos moderadores.
Quer dizer que pra 118i com halógenos, a única solução é trocar o farol?
Avatar do usuário
ramerini
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 42
Registrado em: 15 Jan 2015, 21:08
Modelo:
Localização:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor Pedro Bastos » 08 Mai 2015, 15:25

Pedro Bastos
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 24
Registrado em: 22 Jan 2015, 10:17
Modelo:
Localização:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor guifurlan » 08 Mai 2015, 19:07

ótimo tópico amigo.
possuo uma 120i 2009 prata tambem, porem 4 portas. coloquei os angel brancos do ML de 300 reais....aguentaram uns 10 meses +/- e um lado pifou.
troquei por outro do mercado livre, mas dessa vez o preço com outro vendedor era de 120 reais
até agora tudo perfeito, gostei muito do resultado....elas são até mais fortes do que as de 300 paus.

sem querer fazer propaganda, mas pra quem está procurando uma alternativa já no Brasil e com preço "justo" segue...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... branco-_JM

abraços
320i F30
-JB4
-Downpipe
-Coding

ex. A3 2.0 TFSI
ex. 120i E87
ex. A3 T 180
Avatar do usuário
guifurlan
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Mai 2014, 21:54
Modelo:
Localização:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor R.Elias » 10 Mai 2015, 11:31

Bom post, mas algumas questões:

1. Se o intuito foi delimitar o período de 2009 até 2012, OK, acredito que se possa afirmar que os todos os 120i's desse lote tenham xenon original (nunca vi um 120i facelift sem xenon).
Mas avaliando um todo, há 120i's mais antigos que também vinham com faróis simples.
http://www.webmotors.com.br/comprar/bmw ... 5/10616538

2. Os modelos mais novos não usam CCFL. CCFL é basicamente uma barra de neon. Os novos angel eyes dos BMW's seguem o mesmo princípio de indução de luz dos antigos, só que desta vez foram reprojetados, tem mais intensidade e distribuem mais a luz em toda sua extensão, não usam lâmpadas comuns, e sim leds embutidos, (talvez mais de um), e que não podem ser substituídos.

3. O user que experimentou xenon nos angel eyes fui eu mesmo, de fato houve o flickering (pisca-pisca-instável), pois o xenon não consegue trabalhar com variação de corrente, ou seja, quando os angel eyes dimerizam (diminuem a intensidade) em situações como luz de posição simples (farolete), ou com o farol principal ligado.

Desta forma, uma vez com o farol ligado, a programação reduzia a corrente para diminuir a intensidade do angel, e voilà, ocorria o flickering, pois não é possível dimerizar o xenon.

Então eu utilizei este tipo de led que você comprou, que apresentaram bom resultado, mas com o tempo, um lado queimou.

Existe um software para celular conhecido por alguns aqui no forum, se chama BMWhat, que além de leitura e reset de erros, pode fazer uma série de reprogramações.
Com ele eu "eliminei" o efeito dimmer dos angel eyes, deixando eles com brilho máximo em qualquer situação, tanto com o farol ligado, ou desligado.

Ou seja, não há mais variação de corrente nos meus angel eyes, assim, depois que queimou um lado dos leds, eu voltei a usar xenon, que agora ficava estável, sem nenhum erro de painel.
Esse problema eu não tinha mais, mas volta e meia embaçava o farol, pois eu não furei a tampa para passar o chicote, e sim fechei a tampa em cima dos fios, usei silicone, mas enfim, resolvi tirar e estou com as originais de volta.

Resumo do xenon, se você reprogramar a intensidade dos angels, pode usar xenon sim, fica bem bonito.
E se furar a tampa para passar o chicote com o anel de vedação, fazendo uma instalação adequada, acredito que não terá problemas com infiltração.
Avatar do usuário
R.Elias
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Jun 2013, 18:39
Modelo:
Localização:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor Pedro Bastos » 10 Mai 2015, 12:42

Obrigado pelas correçōes e sugestões R.Elias! Assim que tiver um tempinho vou corrigir! Realmente não pesquisei a fundo sobre o modo de funcionamento da NOVA geração, apenas li num fórum que falava que o farol da nova geração da bmw e da Audi vinham com CCFL. O que pesquisei bastante foi a respeito do nosso farol! Quanto aos modelos dos faróis, tava me referindo às pós facelift mesmo, modelo 2008 em diante, por isso até especifiquei o ano. É muito complicado a reprogramação que vc fez para estabilizar a corrente que vai pro angel?? Caso não seja nada de outro mundo, teria como colocar um "passo à passo" aqui pra gente? Principalmente com prints do caminho que tem que fazer dentro do app, se precisa do cabo obd, etc...Procurei literalmente por "BMWhat" na AppStore e não achei. Tem outro nome que aparece na hora de comprar??
Editado pela última vez por Pedro Bastos em 12 Mai 2015, 02:54, em um total de 1 vez.
Pedro Bastos
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 24
Registrado em: 22 Jan 2015, 10:17
Modelo:
Localização:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor abrahao » 10 Mai 2015, 16:54

Belo topico! Obrigado!

Essa lampada do ML vai servir na 120 2007?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... estionText
abrahao
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 96
Registrado em: 02 Mai 2013, 12:51
Modelo:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor Pedro Bastos » 11 Mai 2015, 09:10

Editado pela última vez por Pedro Bastos em 12 Mai 2015, 02:55, em um total de 1 vez.
Pedro Bastos
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 24
Registrado em: 22 Jan 2015, 10:17
Modelo:
Localização:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor abrahao » 11 Mai 2015, 20:19

muito obrigado, Pedro!

De 119, esse foi para 269.. sacanagem ehehhe, vou continuar com os arcos amarelinhos mesmo heheheh
abrahao
Ativo
Ativo
 
Mensagens: 96
Registrado em: 02 Mai 2013, 12:51
Modelo:

Re: FAROL, LANTERNA E ANGEL EYES 120I (2009-2012)

Mensagempor guifurlan » 11 Mai 2015, 22:22

320i F30
-JB4
-Downpipe
-Coding

ex. A3 2.0 TFSI
ex. 120i E87
ex. A3 T 180
Avatar do usuário
guifurlan
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Mai 2014, 21:54
Modelo:
Localização:

Próximo

Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 5 visitantes