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Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIONA!

MensagemEnviado: 13 Ago 2013, 21:23
por R.Elias
Boa noite, Srs!

Tenho um 120i 2009 há 7 meses, comprei pouco rodado, tudo certinho, nem pneus haviam sido trocados ainda.
Sempre questionei o comportamento desse cambio steptronic, porque a meu ver, ele hesitava demais.
Cheguei até a contribuir em um post de um colega aqui, que questionava exatamente o comportamento do cambio.

Pois bem, pesquisa daqui e ali, achei muita coisa sobre reprogramação/update, enfim.
Acabei encontrando um post que orientava como fazer um suposto reset do cambio, para que assim, após esse procedimento, ele voltasse ao mapa standard de fábrica, e aprendesse então o seu modo de dirigir.

O procedimento é simples:
1.Ligar a parte elétrica do carro apertando o botão com a chave conectada, mas sem pisar no freio (sem dar a partida no motor).
2. Pressionar o acelerador até o fundo por 25 segundos, desligar o carro sem tirar o pé do acelerador, para então tirar o pé.
3. Aguardar 2 minutos, e dar a partida normalmente.

Meio desconfiado, mas como não custava tentar, eu tentei.
De fato o carro mudou, no post tem gente dizendo que na verdade, esse procedimento faz é a calibração do pedal do acelerador, ou seja, não é exatamente o cambio, mas que algo mudou realmente no meu carro, isso mudou.
Piso bem menos no acelerador, e as respostas ficaram mais rápidas, saí da minha garagem, e logo na saída (rampa), já era visível o comportamento diferente do curso no pedal.
Dirigi por uns 10 minutos, e realmente houve mudanças de comportamento.
No meu caso (que comprei o carro usado), eu senti muita diferença, haja vista que quando eu o comprei, obviamente o carro já acompanhava o jeito de dirigir de uma outra pessoa.
Os cambios automaticos hoje em dia são adaptativos.
Então, pode ser que nos casos dos carros que sempre foram somente de um dono, caso se faça o teste, pode ser que o dono não perceba muita coisa, enfim.

Não foi efeito placebo.

O post é gringo.

http://www.e90post.com/forums/showthrea ... rbox+reset

Achei bastante interessante, e resolvi compartilhar.
Se é repost, podem excluir.

Abraço!

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 14 Ago 2013, 07:46
por gnad46
Muito interessante saber disso!!

Será que na 2006/2006 funciona também?

Vou pegar a minha amanhã, fiz um test drive com ela e gostei muito do carro, principalmente o modo steptronic!

abraço!

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 14 Ago 2013, 10:53
por Sayão
Muito bom!

O tópico questionando o câmbio era meu, e isso realmente me irrita tanto que na maioria das vezes acabo trocando as marchas manualmente. Acho que a dona anterior do carro andava rasgando por aí rsrs.

Vou testar daqui a pouco e posto o resultado.

Abraços!

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 16 Ago 2013, 13:57
por mtedesco
Fiz na minha 130i 2011 e funcionou. Sempre andei forte com ela, no meu caso o setup de fábrica deixou as trocas mais suaves e feitas em giros mais baixos. Estou providenciando a reeducação esportiva dela... rs Andei forte uns 35min com ela na estrada, agora está ficando boa de novo.

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 17 Ago 2013, 00:38
por KKND
Show ! Vai pro fixo : )

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 18 Ago 2013, 08:28
por PilotMartyMcFly
Muito bacana essa dica. Será que funciona para todas as versões da serie 1? Ou é só para a 130? Esse procedimento deveria estar no manual né!?

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 21 Ago 2013, 18:07
por R.Elias
Cara, não sei em quais versões esse procedimento seria aplicável..
Acredito que funcione sim.
Faça o teste, é muito simples, você não não perde nada por isso (exceto alguns minutos)..

Abraço!

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 21 Ago 2013, 22:38
por Sayão
Fiz aqui na 118i 09/10 e sinceramente não tenho como afirmar se funcionou ou não. :(

Por um momento tive certeza que havia funcionado, as trocas foram suaves e no tempo certo, porém andando um pouco mais numa subida o motor logo esticou a 3a marcha para quase 4000 rpm.

Não sei se foi efeito placebo ou se realmente funcionou, mas pelo menos parece ter melhorado um pouco.

Obs: fiz o procedimento de várias maneiras, inclusive com algumas mudanças que tem no tópico americano.

Abraços!

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 22 Ago 2013, 09:14
por gnad46

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

MensagemEnviado: 22 Ago 2013, 10:26
por PilotMartyMcFly
Uma coisa que eu acho estranha é o seguinte.

Pensando como seria o funcionamento do software que controla isso(esse processador), esse lance do carro se acostumar com o dono realmente acontece, mas, os dados deveriam ser atualizados constantemente de acordo com o modo de dirigir, ou seja, se eu fico 1 mês andando com o pé em cima, haveria de estar memorizado um histórico dessa forma de condução e assim o veículo responderia de acordo com esse histórico.

Se no próximo mês eu resolvo andar o mês inteiro com o pé embaixo, automaticamente esse histórico do "pé em cima" seria sobreposto de forma que permaneceria somente o histórico recente de condução com o pé embaixo, não havendo a necessidade desse tal Reset.

Um procedimento similar que eu penso seria desligar o cabo da bateria, algo que ainda hoje é feito em alguns carros com injeção e "zeram" esse histórico do condutor. O carro muda bastante depois que você faz isso, mas em poucos dias, dependendo da forma de conduzir, ele vai "aprendendo" novamente o seu estilo.

Claro que como não existe histórico(no caso de desligar a bateria), se logo nos primeiros dias você fica com o pé embaixo o tempo inteiro, essa seria a informação recente (e única) que o software possui e consequentemente o desempenho melhora, mas isso dura poucos dias a não ser que você passe a conduzir desta forma sempre. Acredito que esse procedimento funcione mais se você quer ir a um autódromo e quer chegar com o sistema zerado.

Outra coisa é que como os novos modelos tem o Drive Experience, acho que isso acaba acontecendo já na própria seleção de "sport" em que o sistema deve pegar só um mapa mais nervoso e só trabalhar em cima desse mapa.

Enfim, eu acho que esse procedimento não seria tanto para o o veículo aprender o seu modo de dirigir, mas sim para resetar possíveis falhas e anomalias no sistema.