Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIONA!

Sessão destinada a Série 1

Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIONA!

Mensagempor R.Elias » 13 Ago 2013, 21:23

Boa noite, Srs!

Tenho um 120i 2009 há 7 meses, comprei pouco rodado, tudo certinho, nem pneus haviam sido trocados ainda.
Sempre questionei o comportamento desse cambio steptronic, porque a meu ver, ele hesitava demais.
Cheguei até a contribuir em um post de um colega aqui, que questionava exatamente o comportamento do cambio.

Pois bem, pesquisa daqui e ali, achei muita coisa sobre reprogramação/update, enfim.
Acabei encontrando um post que orientava como fazer um suposto reset do cambio, para que assim, após esse procedimento, ele voltasse ao mapa standard de fábrica, e aprendesse então o seu modo de dirigir.

O procedimento é simples:
1.Ligar a parte elétrica do carro apertando o botão com a chave conectada, mas sem pisar no freio (sem dar a partida no motor).
2. Pressionar o acelerador até o fundo por 25 segundos, desligar o carro sem tirar o pé do acelerador, para então tirar o pé.
3. Aguardar 2 minutos, e dar a partida normalmente.

Meio desconfiado, mas como não custava tentar, eu tentei.
De fato o carro mudou, no post tem gente dizendo que na verdade, esse procedimento faz é a calibração do pedal do acelerador, ou seja, não é exatamente o cambio, mas que algo mudou realmente no meu carro, isso mudou.
Piso bem menos no acelerador, e as respostas ficaram mais rápidas, saí da minha garagem, e logo na saída (rampa), já era visível o comportamento diferente do curso no pedal.
Dirigi por uns 10 minutos, e realmente houve mudanças de comportamento.
No meu caso (que comprei o carro usado), eu senti muita diferença, haja vista que quando eu o comprei, obviamente o carro já acompanhava o jeito de dirigir de uma outra pessoa.
Os cambios automaticos hoje em dia são adaptativos.
Então, pode ser que nos casos dos carros que sempre foram somente de um dono, caso se faça o teste, pode ser que o dono não perceba muita coisa, enfim.

Não foi efeito placebo.

O post é gringo.

http://www.e90post.com/forums/showthrea ... rbox+reset

Achei bastante interessante, e resolvi compartilhar.
Se é repost, podem excluir.

Abraço!
Avatar do usuário
R.Elias
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Jun 2013, 18:39
Modelo:
Localização:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor gnad46 » 14 Ago 2013, 07:46

Muito interessante saber disso!!

Será que na 2006/2006 funciona também?

Vou pegar a minha amanhã, fiz um test drive com ela e gostei muito do carro, principalmente o modo steptronic!

abraço!
gnad46
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 108
Registrado em: 09 Jul 2013, 20:33
Localização: SMS - PR - BR
Modelo:
Localização:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor Sayão » 14 Ago 2013, 10:53

Muito bom!

O tópico questionando o câmbio era meu, e isso realmente me irrita tanto que na maioria das vezes acabo trocando as marchas manualmente. Acho que a dona anterior do carro andava rasgando por aí rsrs.

Vou testar daqui a pouco e posto o resultado.

Abraços!
Sayão
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 183
Registrado em: 08 Mar 2013, 19:10
Modelo:
Localização:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor mtedesco » 16 Ago 2013, 13:57

Fiz na minha 130i 2011 e funcionou. Sempre andei forte com ela, no meu caso o setup de fábrica deixou as trocas mais suaves e feitas em giros mais baixos. Estou providenciando a reeducação esportiva dela... rs Andei forte uns 35min com ela na estrada, agora está ficando boa de novo.
Mauricio T.
'11 Black 130i
mtedesco
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 184
Registrado em: 08 Jun 2013, 15:51
Modelo:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor KKND » 17 Ago 2013, 00:38

Show ! Vai pro fixo : )
Avatar do usuário
KKND
Administrador
 
Mensagens: 438
Registrado em: 28 Abr 2011, 23:47
Modelo:
Localização:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor PilotMartyMcFly » 18 Ago 2013, 08:28

Muito bacana essa dica. Será que funciona para todas as versões da serie 1? Ou é só para a 130? Esse procedimento deveria estar no manual né!?
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor R.Elias » 21 Ago 2013, 18:07

Cara, não sei em quais versões esse procedimento seria aplicável..
Acredito que funcione sim.
Faça o teste, é muito simples, você não não perde nada por isso (exceto alguns minutos)..

Abraço!
Avatar do usuário
R.Elias
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 157
Registrado em: 22 Jun 2013, 18:39
Modelo:
Localização:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor Sayão » 21 Ago 2013, 22:38

Fiz aqui na 118i 09/10 e sinceramente não tenho como afirmar se funcionou ou não. :(

Por um momento tive certeza que havia funcionado, as trocas foram suaves e no tempo certo, porém andando um pouco mais numa subida o motor logo esticou a 3a marcha para quase 4000 rpm.

Não sei se foi efeito placebo ou se realmente funcionou, mas pelo menos parece ter melhorado um pouco.

Obs: fiz o procedimento de várias maneiras, inclusive com algumas mudanças que tem no tópico americano.

Abraços!
Sayão
Profissional
Profissional
 
Mensagens: 183
Registrado em: 08 Mar 2013, 19:10
Modelo:
Localização:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor gnad46 » 22 Ago 2013, 09:14

gnad46
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 108
Registrado em: 09 Jul 2013, 20:33
Localização: SMS - PR - BR
Modelo:
Localização:

Re: Cambio automático / Pedal do acelerador - RESET - FUNCIO

Mensagempor PilotMartyMcFly » 22 Ago 2013, 10:26

Uma coisa que eu acho estranha é o seguinte.

Pensando como seria o funcionamento do software que controla isso(esse processador), esse lance do carro se acostumar com o dono realmente acontece, mas, os dados deveriam ser atualizados constantemente de acordo com o modo de dirigir, ou seja, se eu fico 1 mês andando com o pé em cima, haveria de estar memorizado um histórico dessa forma de condução e assim o veículo responderia de acordo com esse histórico.

Se no próximo mês eu resolvo andar o mês inteiro com o pé embaixo, automaticamente esse histórico do "pé em cima" seria sobreposto de forma que permaneceria somente o histórico recente de condução com o pé embaixo, não havendo a necessidade desse tal Reset.

Um procedimento similar que eu penso seria desligar o cabo da bateria, algo que ainda hoje é feito em alguns carros com injeção e "zeram" esse histórico do condutor. O carro muda bastante depois que você faz isso, mas em poucos dias, dependendo da forma de conduzir, ele vai "aprendendo" novamente o seu estilo.

Claro que como não existe histórico(no caso de desligar a bateria), se logo nos primeiros dias você fica com o pé embaixo o tempo inteiro, essa seria a informação recente (e única) que o software possui e consequentemente o desempenho melhora, mas isso dura poucos dias a não ser que você passe a conduzir desta forma sempre. Acredito que esse procedimento funcione mais se você quer ir a um autódromo e quer chegar com o sistema zerado.

Outra coisa é que como os novos modelos tem o Drive Experience, acho que isso acaba acontecendo já na própria seleção de "sport" em que o sistema deve pegar só um mapa mais nervoso e só trabalhar em cima desse mapa.

Enfim, eu acho que esse procedimento não seria tanto para o o veículo aprender o seu modo de dirigir, mas sim para resetar possíveis falhas e anomalias no sistema.
118 2014
PilotMartyMcFly
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 843
Registrado em: 04 Jul 2013, 09:49
Localização: Curitiba/RJ
Modelo:

Próximo

Voltar para Serie 1 - (118i, 120i, 130i, 120i Cabrio e 135i Coupé ) (E87, E81, E82, E88...)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes