Adquiri recentemente um bmw x6 50i 2009/10 com 23 mil km(nao sei se é relevante dizer que é blindando, mas o carro é), e ela está apresentando um defeito, vou dizer como o problema aparece.
O carro anda normalmente, e minha percepção é que quando ele dá uma esquentada, ou seja. No visor do ponteiro de temperatura do motor, a seta fica centralizada no visor e o carro fica numa velocidade perto dos 60 km/h ou mais, e dou uma pisada no acelerador, nem precisa pisar fundo. Apenas com aquela pisada de diminuir a marcha e aumentar o rpm do carro. O carro dá um tranco, e mostra no visor “caixa de velocidade com anomalia” e aquelas infos que dá para seguir viagem mas andar com velocidade moderada e procurar uma concessionaria autorizada.
E quando apresenta esse defeito, o carro parece que trava na segunda marcha e não muda. Se tento deixar no modo do cambio manual, o cambio automaticamente volta no modo D. Assim como na borboleta, ele mostra no visor que muda a marcha, mas não troca e acaba sempre voltando para a segunda marcha. O mais engraçado é que o carro quando desliga e liga, a mensagem desaparece e o carro volta ao normal. Porém se repetir o processo, o carro volta a apresentar o problema novamente. Uma curiosidade é que se dirigir o carro devagar, e deixar que as marchas aumentem naturalmente com aumento de velocidade calmamente, o carro não apresenta o problema.
Já troquei o oleo do cambio, e não funcionou. Passou na maquina da bmw e resetou os problemas e atualizou os softwares da caixa de velocidade e nada ainda. Fizeram uma limpeza no cambio, plugs e conectadores do mesmo e também nada.
O mecanico da bmw está achando que pode ser um modulo da mecatronica, porém o valor é de quase 20 mil reais. Será que realmente o problema?
Alguém já teve algum problema parecido e foi resolvido? Desde já agradeço a paciência de ler o post.