Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minutos

Sessão destinada a Série 3

Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minutos

Mensagempor Marcougo » 04 Set 2016, 09:52

Olá pessoal, tudo bem?

Eu observo que a minha E36 depois de rodar por uns 40 minutos, a alavanca do câmbio automático começa a ficar dura nas trocas de macrhas, tipo se desejar passar a marcha da posição D para posição 4, 3, 2 ou mesmo R, é possível fazer mas é preciso aplicar uma certa força adicional, o estranho é que se ligo o carro e permaneço estacionado por 1h nada disso acontece, pesquisando eu fiquei sabendo que existe uma peça dentro do câmbio, tipo um pino longo, deve ser i pino que trabalha junto com os solenóides, que originalmente parece que é de baquelite ou algo assim, e que com o tempo de uso ele apresenta este problema, e a solução seria a troca.

Gostaria de receber alguns comentários sobre este assunto, pois ainda não sei se me arrisco a trocar "este pino", uma vez que dizem que uma das últimas coisa que se deve mexer numa BM é abrir o câmbio, mesmo que seja para trocar o óleo.

Muito obrigado

Marco Ugolini
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Re: Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minu

Mensagempor brunosouzapn » 04 Set 2016, 13:39

Eh por causa do termo "Lifetime" que "dizem" que não se pode trocar óleo de câmbio.

Lifetime na minha opinião nada mais é que o tempo que o câmbio aproximadamente dura sem manutenção, nas e36 são 5 anos ou aproximadamente 60 mil milhas! Costumam confundir também com o Lifetime da e90 que é masis nova e diferente, dura mais de 100 mil milhas, confundem muito as informações da e90 com de outras gerações, não cometa esse erro!

Faça a manutenção sim se já passou desses números que citei, procure alguém altamente especializado para não ter dor de cabeça.

Edit:

Fonte: tópico sobre o tipo do óleo e o tempo de troca:

http://www.bimmerfest.com/forums/showth ... p?t=491673
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Re: Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minu

Mensagempor Odenir » 05 Set 2016, 11:38

Acredito que não seja este pino que vc falou, tente lubrificar o cabo que liga a alavanca com o cambio, talvez seja isso.
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Re: Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minu

Mensagempor brunosouzapn » 05 Set 2016, 21:26

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Re: Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minu

Mensagempor mk13 » 18 Out 2016, 15:56

Olá pessoal, boa tarde também tenho uma 325 E36 at e está com um problema parecido quando o motor esta na temperatura normal de trabalho minha alavanca não desengata e troca todas as marchas, porem quando o motor está frio a alavanca troca todas as marchas normais fui em um mecânico especializado em cambio automático e ele falou que é uma peça que vai no cambio(bucha seletora), esse foi o nome que ele me falou só que ele não tem esta peça alguém aqui do fórum sabe como chama realmente ou o numero OEM para poder comprar. Obrigado pela atenção
Obs: Já lubrifiquei o cabo da alavanca.
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Re: Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minu

Mensagempor Odenir » 19 Out 2016, 08:18

A válvula é esta aqui
https://www.google.com.br/url?sa=i&rct= ... 1549579588
É relativamente fácil tirá-la, terá que remover a cárter da caixa, o filtro do óleo, e poderá ver onde o pino da alavanca externa encaixa nesta peça, que para remover tem que tirar uma chaveta que segura ela e puxá-la para fora.
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Re: Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minu

Mensagempor mk13 » 19 Out 2016, 12:00

Obrigado Odenir, vou procurar está peça!!!
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Re: Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minu

Mensagempor Enio Fernandes » 22 Jul 2020, 12:45

Olá, já passou o tempo, mas lembra qual foi a conclusão? O que teve que fazer? Na minha baixei o câmbio pra trocar o retentor do conversor e coloquei um fluido novo, agora está endurecendo a alavanca.
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Re: Alavanca câmbio via endurecendo depois rodar uns 40 minu

Mensagempor MARROBOLI » 07 Ago 2020, 11:34

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