[DUVIDA] AQUISIÇÃO DE BMW 320i - 2011

Sessão destinada a Série 3

[DUVIDA] AQUISIÇÃO DE BMW 320i - 2011

Mensagempor play-rj » 21 Ago 2016, 11:46

Pessoal Bom Dia,

Sou novo no forum e estou a procura de uma BMW 320i para compra, sou fã da marca e acho lindo os modelos, por tal motivo pretendo adquirir a 320i.

Tendo em vista que é uma aquisição de um carro no qual nunca dirigi ou tive, gostaria de saber quais os itens que devo analisar no carro para não comprar "gato" por "lebre", depois de adquirir o que devo trocar nela (por exemplo, correia, óleo, filtro)

Analisei um carro de uma loja, uma BMW 320i, preta, 2011, com 46000km, aparentemente ela esta muito bem cuidada, possui kit multimídia e etc. O valor é R$ 60.000,00

Teria algum link no forum com especificações e modelos da BMW 320i, entre 2009 e 2012, para analisar as versões de entrada e as TOP de linha, pois perguntei ao vendedor se ela possuía o limpador de faróis, ele me informou que não, porém vi aquele "quadradinho" ressaltado no para-choque e pensei que tinha, ou talvez tenha e o vendedor não sabe.
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Re: [DUVIDA AQUISIÇÃO BMW 320i - 2011]

Mensagempor alevatoadv » 21 Ago 2016, 13:42

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Re: [DUVIDA AQUISIÇÃO BMW 320i - 2011]

Mensagempor brunosouzapn » 21 Ago 2016, 14:37

é um carro excelente de se dirigir e razoavelmente barato de se manter para uma bmw, caso esteja em bom estado, eu tenho uma 320i e posso falar um pouquinho, porém tem que ficar de olho em algumas coisas antes da compra pra não ter dor de cabeça.

o problema mais comum e mais caro talvez sejam os retentores de válvulas que dão problema normalmente entre 30 e 50 mil km, verifique no histórico do carro se esse problema já foi corrigido para não aparecer o problema na sua mão, custa entre 3 e 5 mil reais para arrumar e aparentemente não dah o problema novamente, algumas bmws acima de 2011 parece que o problema não ocorre mais, esse problema está relacionado ao combustível ruim ou óleo fora da especificação do carro entre outras coisas, o carro tem bastante fumaça branca saindo do escapamento quando está ruim, em uma oficina especializada com as ferramentas corretas vc gasta uns 2500 reais porém em uma onde precise abrir mais o motor sem as ferramentas certas ou mecânicos experientes pode gastar até mais de 5 mil por isso é algo pra ficar ligado na compra pra não gastar dinheiro a mais, o meu carro nunca deu esse problema é modelo 2011 porém tem gente q tem modelo 2011 e teve o problema, basicamente quem sempre abasteceu com podium e colocou óleo de qualidade nunca teve esse problema e depois de 2014 a nossa gasolina teve menos enxofre e também creio que contribuiu para não dar mais o problema após 2014, o óleo do carro é importante colocar de qualidade (motul 5w30 ou 5w40, especificação da bmw LL01 se não me engano, esse é um excelente oleo, gastei mais ou menos 270 reais na troca de óleo com motul 5w30 sintético ll01 + filtro) tem um tópico no site sobre os óleos do motor bmw que vc encontra nesse fórum.

vazamento da bomba de vácuo, parece que quase todas as bmws é ctza dar esse problema até mesmo outros modelos e outras marcas, parece que a borracha q vai na bomba de vácuo eh uma borracha chinesa de baixa qualidade que com o tempo resseca e dah vazamento, pelo menos é oq li pelos fóruns, dah o problema depois de 30 mil a minha deu com 70 mil porém o mecânico disse q possivelmente jah tinham aberto e colocado um pouco de silicone para resolver o problema e depois deu novamente com o tempo, normal de acontecer esse problema em praticamente todas as bmws desse modelo, custa entre 300 e 1500 reais para arrumar eu gastei 1250 pq jah que abri a tampa de válvulas e aproveitei pra trocar junta da tampa de válvulas e "Flange Junta Vedação Tampa Sensor" que podem vazar e tentei colocar tudo da maior qualidade possível por isso soh a junta da tampa de válvulas victor reinz custa uns 600 reais. não necessariamente precisa abrir tudo e trocar vários itens nessa manutenção mas como meu carro jah tem 70 mil km e ia abrir a tampa de válvulas eu preferi fazer uma manutenção mais completa para não ter dor de cabeça de vazar óleo em pouco tempo futuramente também tem junta de tampa de válvulas por 300 reais no mercado livre.


bom esses são os problemas mais sérios que o carro tem e podem dar dor de cabeça se não souber oq está acontecendo, nos dois casos fumaça branca é um indicador do problema e uma inspeção de vazamento de óleo antes de comprar o carro pode ajudar a vc n ter esses problemas.


quanto aos modelos eu creio que a 320i JOY eh a mais simples depois tem a 320i normal que pode ou não ter vários opcionais e a versão TOP que é mais completa. eu peguei a 320i normal com poucos opcionais pq não gosto da roda da 320i TOP que na minha opinião eh a roda mais feia, a JOY é o modelo mais simples porém com uma central multimídia jah deixa o carro bem legal creio que custa entre 2000 e 3500 uma central multimídia boa e eh essencial pra deixar esse carro com várias funções como gps tv USB cartão SD Bluetooth conexão com cel etc etc...

alguns opcionais que podem fazer falta ou não da versão top pra joy

piloto automático, na minha opinião inútil o carro eh muito gostoso de dirigir sem piloto automático.

farol automático, esse eu creio que seria legal, a minha não tem mas o farol desliga sozinho quando está no baixo, caso esteja apenas no angel eyes ele apita se vc esquecer ligado, e se estiver desligado vc pode configurar no computador de bordo pra ficar no day runing light e fica o angel eyes sempre ligado mesmo com o farol desligado fica bonito.

sensor de chuva, bem legal de ter também se possível porém sempre prefira um modelo mais novo do que uma com mais opcionais que na maioria do tempo não fazem falta.

banco com regulagem elétrica, se vc n vai dividir o carro vc ajusta uma vez o banco e nunca mais utiliza isso, logo se torna inútil se n for ser utilizado.

teto solar (aqui depende muito do gosto) a versão top tem a joy não, creio que a 320i "normal" pode ou não ter como tds os opcionais que eu vou tentar lembrar.

porta copos (na minha opinião inútil mas se vc usa copos no carro verifique se tem)

kit para fumantes, a minha tem então deve ter versão sem, também inútil caso vc n fume. (tem uma tomada de 12v no painél do carro que tem akele acendedor de cigarro e mais uma tomada de 12v acima do freio de mão dentro do "porta trecos" onde apoia o braço verifique se tem as 2 tomadas, importante ter mais de uma caso não tenha na versão sem o "kit fumante" seria importante soh pra ter uma tomada a mais mesmo.

ar condicionado digital, bem legal de ter por causa das saídas de ar pro banco traseiro, fora isso se n for levar passageiros atrás fica mais pela estética do painel creio eu que com a central multimídia acaba revelando um pouco.


sistema de som, aqui é importante pq o som da minha eh bem ok tem várias caixas pra todo lado creio que a versão joy tem um som bem mais fraco que a versão top por isso fique de olho se o som te agrada.

aqui eu vou pegar emprestado uma parte do q uma pessoa mandou em outro tópico (por fredbtorres » 25 Jan 2015, 14:18)
Rodas e suspensão, como eu disse anteriormente a JOY sai com roda 17 e com a suspensão da série M, a minha não é JOY e tem a suspensão M bem mais esportiva. No caso da TOP, dependendo do ano ela sai com roda 16 ou 17, mas é bem comum o pessoal trocar ainda na concessionária, por isso grande parte das TOPs também tem roda 17. bom essa bmw com suspensão esportiva eh MUITO baixa raspa bastante em td lugar e dizem ser normal de tds as BMWs então saiba que pegando uma bmw vc está pegando um carro mais esportivo e com suspensão M terá um carro mais duro eu acho, e mais baixo porém muito mais esportivo e grudado no chão, estável e seguro pode raspar sem medo com cuidado claro que o carro aguenta legal.

bom de opcionais importantes eu creio que é isso agora vai umas dicas pessoas caso vc realmente pegue o carro.

puxadores das portas dos passageiros 3, essa borracha derrete com o tempo e o calor e vira um chiclete, acontece com várias bmws e vários carros importados da Europa, as soluções podem ser, trocar por novas (160 reais na média cada uma na css) pintar da cor do interior(no meu caso ficou perfeito 400R$ +/-), ou colocar couro 600R$ +/- que pode ficar feio por isso eu preferi a pintura paguei 400 reais e ficou exatamente da cor creme do carro nunca mais vai dar esse problema.

angel eyes amarelo... prepare entre 400 e 600 reais para colocar o angel eyes branco e o faról de neblina branco, a não ser q vc pegue muita neblina ai o amarelo tem melhor visibilidade porém pode trocar soh o angel eyes e usar sem o farol de neblina.

tapetes do carro se for pegar a versão com interior creme, (a minha eh preta com interior creme bem difícil de achar essa combinação mas eh de longe a mais bonita) prepare-se parar comprar uns tapetes pretos pq o creme suja muito tem uns bons no mercado livre com o logo da BMW por incríveis 45 reais e de qualidade razoável tenho há alguns meses e ate agora esta perfeito.

ponteira do escapamente é de cor aluminio e fica escurecida com o tempo eu paguei 180 reais pra cromar como meu carro eh preto.

luzes internas, eu paguei 200 reais pra colocar toda iluminação em led, coloque leds de qualidade para não dar problema no computador de bordo com luz queimada e o led não queimar com pouco tempo. a luz amarela original do carro eh bem legal porém eh um pouco fraca isso eh soh um detalhe q no meu caso deixou o carro bem mais bonito por ter interior creme com leds fortes fica bem bonito a noite.

covers dos alto falantes parece ser bem frágil o meu veio rasgado pelo antigo dono paguei 10 dólares no site FCPEURO eles entregam em uma ou duas semanas e trazem a maquininha para pagar o imposto de importação recomendo comprar vários itens pra valer o frete que custa entre 30 e 50 dólares soh o frete. esse site tem quase tudo do carro. aproveitei e comprei por uns 20 dolares um tapete de borracha original do carro pra colocar no porta malas assim não suja akele pano do porta molas e deixa o visual do porta malas emborrachado tbm fica mais bonito.

bom oq eu lembro de cabeça eh isso mas deve ter gente com bastante conhecimento ai pelo forum pra ajudar tbm.

abraço.



Edit: para adicionar umas informações adicionais sobre motorização da bmw 320i e90 2011

motor provavelmente vc encontrará os motores n46 e N46N de 150 HP e 170 HP respectivamente a minha versão aparentemente eh a N46N porém como nunca peguei uma N46 n sei se realmente tem os cavalos a mais que o site diz...

de qualquer forma apenas para saber se vc tem a versão "mais forte" do motor

verifique se o motor do carro que vc vai comprar tem o sistema Bosch MV17.4.6 control system com o chassi do carro no site http://pt.bmwfans.info/ coloque os números VIN q vc encontra no documento do carro e verifique na parte equipamento elétrico do motor se tem o sistema "Unidade de comando básica DME / MV1746" provavelmente essa é a versão mais forte desse motor.


fonte http://mywikimotors.com com ajudinha do google tradutor e umas modificações que fiz para melhor entendimento...

BMW N46B20 confiabilidade do motor, problemas e reparo

N46 é a próxima geração de motores em linha de 4 cilindros apareceu depois do N42B20. 2-litros versão, N46B20 acabou por ser o mais potente motor entre todos os motores N46. Foi produzido na base do N42B20 e parece que não há diferenças em comparação com o seu antecessor de primeira vista. No entanto, existem até algumas diferenças entre BMW N42 e N46, que incluem, novo virabrequim, veios de equilíbrio e tampa da cabeça de cilindros. colector de admissão também foi renovada e tensionador da corrente de distribuição foi mudado. Novos geradores e velas de ignição apareceu. bloco de controle Valvetronic foram adicionalmente integrado na ECU, bem como várias outras pequenas modificações.
Novo motor usado Bosch ME 9.2 unidade de controle.

Em 2007, este motor foi modernizado. Mudado incluída novo colector de admissão e comando de válvulas de escape. sistema de controle de motor anterior foi substituído por Bosch MV17.4.6. Tais motores diferem com a letra N em seu nome, por exemplo, N46N.

Este motor foi usado em BMW 18i e 20i modelos.
Ao mesmo tempo N46B20 acabou por ser uma base para a concepção de versão N46B18.
Ao mesmo tempo que tem vários modelos relacionados, incluindo N45B20S e N43B20.
Este motor foi substituído em 2012 pelo novo 4 cilindros turbo N13B16.

BMW N46 modificações no motor e diferenças

1. N46B20O0 (2004 - 2007) é a modificação base do motor com 143 HP a 6.000 rpm e 200 Nm a 3.750 rpm.
2. N46B20U2 (2004 - 2007) é a versão mais leve com outro coletor de admissão não-DISA e outro eixo de comando do escape. Motor produz 136 HP a 5.750 rpm e 180 Nm a 3.250 rpm.
3. N46B20U1 (2004 - 2007) é igual a N46B20U2 produzindo 129 HP em 5750 rpm e 189 Nm a 3250 rpm .
4. N46B20O1 (2004 - 2007) é uma outra versão do motor com 150 HP a 6,200 rpm e 200 Nm a 3.600 rpm.
5. N46B20O1 (2004 - 2007) é igual a versão acima mencionada com o sistema de injecção de ar secundário . Ela produz 150 HP a 6,200 rpm e 200 Nm às 3,750rpm .
6. N46NB20 (2007 - 2012) é realmente o mesmo que 150 versão HP motor com nova tampa da cabeça do cilindro e sistema de escape. Ao mesmo tempo, ele é equipado pelo sistema de controle Bosch MV17.4.6 produzindo 170 HP a 6.400 rpm e 210 Nm às 4,100rpm .

BMW N46B20 problemas comuns

1. O alto consumo de óleo. As razões para este problema são o mesmo que na BMW N42 e está ligado principalmente com a utilização de óleo de baixa qualidade. Motoristas precisam usar óleo que é recomendado pela marca BMW. Caso contrário, pode provocar avarias em selos de haste de válvulas e anéis de pistões posteriores também pode ir fora de ordem. Esse problema ocorre a cada 30.000 milhas (50.000 km) de quilometragem.
2. Vibração. Você pode se livrar deste problema depois de ter seu sistema de comando de válvulas variável Vanos limpo.
3. BARULHO. As razões são as mesmas que no N42. Eles estão conectados com tensor de cadeia ou alongamento da corrente de distribuição. Isso acontece após cada 60.000 milhas (100.000 km) de quilometragem.
Preste atenção que a junta da tampa de válvula pode vazar cada 30.000 milhas (50.000 km). Neste caso, é necessário alterá-lo. Em algum caso de substituição da bomba de vácuo pode ser necessário.
Se você quer evitar qualquer tipo de problemas e disfunções você só precisa usar óleo de motor de alta qualidade que é recomendado por especialistas da BMW. Ao mesmo tempo que você precisa para continuar com a manutenção e exames de seu motor N46B20 regular. Se você seguir estas dicas simples você é muito improvável que enfrentam problemas por um longo tempo.

N46B20 Chiptuning

A maneira mais fácil de adicionar um pouco de HP extra para o seu N46B20 é usar firmware ECU agressivo. Se você quiser que o seu upgrade para ser o mais eficiente possível você também pode comprar entrada de ar frio e sistema de escape do desempenho de cat-back . Ele irá adicionar extra de 10 HP .

N46B20 Supercharger

Além de kits supercharger de firmware também estão disponíveis no mercado. Eles vão deixar o seu motor produzido 200-230 HP . ARMA está entre os produtores que oferecem esse tipo de kits. Tudo que você precisa é comprar kit supercharger e instalá-lo em seus internos de ações N46 . Você deve observar que essas modificações são bastante caros . Vai custar-lhe quase metade do preço da nossa auto BMW. É por isso que é melhor comprar BMW M3 E90 / E92 ou E90 335i / E92



Aqui vai mais um site de VIN para vc identificar os opcionais do carro http://bimmer.work/ mesmo sistema citado anteriormente 7 ultimos digitos do número encontrado no documento do veículo

cheque por estes opcionais


172 Adaptation To Fuel Containing Ethan - provavelmente a modificação que a bmw fez nos modelos 2011 a confirmar.

441 Smokers Package - verificar sobre a tomada de 12v que eu havia comentado não sei se modelos sem esse opcinal tem a tomada.

704 M Sport Suspension - suspensão esportiva M da BMW

502 Headlight Washer System - para tirar sua dúvida sobre os limpadores do farol

8S3 Automatic Lock When Driving Away - quando anda com o carro trava todas as portas automaticamente bastante importante.

7RR Dynamics Package - provavelmente itens para melhor performance do carro, a minha tem, porém não sei dizer exatamente o que muda na performance, se busca por um carro bom não custa nada checar.

2PA Locking Wheel Bolts - provavelmente akele parafuso anti furto, sempre bom ter uma segurança a mais

2KU Alloy Wheels V-spoke 285 - creio que as rodas mais bonitas da BMW dessa série jah vi bmw da NOVA f30 com essas rodas de e90!!!

255 Sports Leather Steering Wheel - couro no volante creio eu, provável que quase todas tenham esse opcional mas não custa nada ficar de olho

302 Alarm System - Alarme, mesma coisa que citei acima

481 Sport Seats F Driver/front Passenger - provavelmente bancos esportivos, creio que todas tem mas também é algo para checar just in case.

522 Xenon Light, faról com bi-xenon mesma coisa que citei anteriormente.

563 Lights Package - o meu tem algo em torno de 21 leds contando com os das portas e da placa, verifique se o carro tem a iluminação completa creio que todas tem, mas como está em parte opcional no site, deve ter modelo com menor iluminação não custa nada ficar de olho também nesse ponto que além de estético muitas vezes é necessário.

570 Stronger Electricity Supply - maior potência elétrica? provavelmente uma bateria reforçada ou algo do tipo, novamente como está em opcional creio que eh bom verificar, aliás quanto mais opcionais melhor.

Bom a minha versão tem mais uma dezena de opcionais que eu julguei inuteis então nem vou colocar aqui mas por esse site vc consegue ter uma noção do q vai vir no seu carro.

boa sorte na compra e abraço.
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Re: [DUVIDA AQUISIÇÃO BMW 320i - 2011]

Mensagempor alevatoadv » 21 Ago 2016, 14:55

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Re: [DUVIDA AQUISIÇÃO BMW 320i - 2011]

Mensagempor brunosouzapn » 21 Ago 2016, 15:46

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Re: [DUVIDA AQUISIÇÃO BMW 320i - 2011]

Mensagempor smarley » 21 Ago 2016, 15:57

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Re: [DUVIDA AQUISIÇÃO BMW 320i - 2011]

Mensagempor play-rj » 21 Ago 2016, 20:16

Pessoal agradeço de coração pelas dicas, principalmente ao amigo que praticamente deu todas as dicas de verificação para efetuar uma boa compra, e tenho certeza que muitos que futuramente quiserem adquirir a maquina, simplesmente vão passar nesse tópico e tirar todas as duvidas.

Fui ver o carro ontem, aparentemente o carro está bem bonito, conforme informado anteriormente, porém como sou leigo na marca, não sabia o que verificar exatamente no carro para talvez encontrar algum problema.

Amanhã voltarei a loja para avalia-la novamente e seguir esses procedimentos no qual vocês me ajudaram e muito na duvida.

Espero ter sorte na procura e poder em breve estar postando as fotos aqui e ter uma participação mais frequente, tirando duvidas e com o aprendizado, repassar aos futuros compradores novos.

Abaixo as fotos do carro:

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Re: [DUVIDA AQUISIÇÃO BMW 320i - 2011]

Mensagempor LLS1973 » 21 Ago 2016, 22:08

Play, realmente o repassado pelo amigo acima está bem completo e nem temos muito o que acrescentar. Seguindo aquilo alí, os riscos serão os mínimos!
Mas também seguiria para olhar essa BMW que o Rodrigo coloca acima, pois parece muito nova e totalmente cuidada.
Sobre o carro, sem dúvida estará comprando uma excelente máquina!
Abs e boa compra.
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Re: [DUVIDA AQUISIÇÃO BMW 320i - 2011]

Mensagempor play-rj » 21 Ago 2016, 23:02

Realmente o carro do Sergio esta lindo, vou ver se entro em contato com ele amanhã...
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Re: [DUVIDA] AQUISIÇÃO DE BMW 320i - 2011

Mensagempor dmt01 » 22 Ago 2016, 17:26

Resumindo, a 320i e90 tem duas versões: a Top e a Joy. Ambas tem a mesma mecânica, o que muda são os opcionais que cada uma tem. A Top vem com vários itens de conforto a mais: ar digital, teto solar, sensor de estacionamento, sensor de chuva e de acionamento dos faróis, som BMW Professional com Bluetooth e sistema HiFi, porta copos, saída de ar-condicionado no banco traseiro, porta objetos atrás dos bancos dianteiros, regulagem elétrica dos bancos. A Joy vem com rodas de aro 17 e a Top aro 16.

A 318 saiu por último e é praticamente a versão Joy com um motor menos potente e o pacote M que inclui rodas de aro 17 com desenho diferente, suspensão mais dura e para-choques com desenho mais esportivo.

Acho que a BMW lançou essas duas versões para atender dois públicos diferentes: a Joy para os mais jovens que estão preocupados apenas com o visual (pois o carro é bem básico) e a Top para os que querem privilegiar o conforto. Na minha opinião a Top é a melhor escolha, pois não custa muito mais caro que a Joy e vem com vários opcionais à mais.

Quanto à mecânica do carro, sugiro verificar a periodicidade das trocas de óleo e se usou gasolina podium. O ideal é que o óleo seja trocado a cada 10.000 km ou 1 ano. Anteriormente a BMW recomendava a troca, através do computador de bordo, para mais de 15.000 km, mas agora já mudaram essa orientação para 10.000 km.

Esse motor costuma dar problemas de vazamento de óleo, pois algumas peças de borracha ressecam com o tempo. Não é nenhum problema sério, mas pode dar alguma despesa. Recomendo inspecionar em volta do motor com uma lanterna para ver se tem algum sinal de vazamento de óleo. Sugiro tb abrir a tampa do óleo e verificar por dentro a lanterna se existe algum sinal de borra.
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